Substâncias Puras e Misturas
Substâncias Puras e Misturas
Tempo previsto: 3 aulas
Conteúdo e temas: diferenciação entre substâncias puras e de misturas de substâncias.
Competências e habilidades:
- Propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas e substâncias puras e misturas.
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais.
- Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Estratégias de ensino: atividade investigativa para observação de separação de substâncias puras e misturas, e diferenciar substâncias simples e compostas.
Recursos: roteiro de atividade em grupo, materiais diversos de fácil aquisição.
Avaliação:
Situação de aprendizagem I
Etapa I
Sondagem: iniciar a situação de aprendizagem perguntando para o aluno:
- Vocês sabem o que é uma substância?
- O que vocês já ouviram falar sobre substância? Dê exemplos?
Problematização:
- Dê que modo posso saber quando um determinado material é uma substância pura ou uma mistura de substâncias?
A partir das respostas sugira a realização da atividade a seguir que os ajudará a encontrar resposta a essas perguntas.
Proponha aos alunos que a partir dos materiais fornecidos classifique-os em substâncias puras ou misturas.
- água
- água + areia
- água + óleo
- água + álcool
- açúcar
- água + açúcar
- água + sal
- grafite
Peça aos alunos que com o auxílio do livro didático responda a seguinte questão:
- Quando podemos classificar uma substância pura ou uma mistura?
Etapa II
Retome a situação de aprendizagem I e peça que o aluno construa uma tabela, separando as misturas em que podemos observar apenas uma substância daquela onde observamos mais de uma substância.
Após a construção da tabela oriente o aluno que faça a leitura do texto.
Etapa III
Roteiro da situação de aprendizagem
1º organize os alunos em grupos de cinco para que realizem o roteiro seguinte:
- Experimento: substâncias puras e misturas de substâncias.
Material ( por grupo)
6 potes plásticos, colheres;
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
água o suficiente;
um pouco de grafite;
um pouco de areia;
uma colher de sopa de álcool;
uma colher de sopa de óleo.
Procedimento:
a) coloque água nos potes e peça para eles observarem;
b) coloque no primeiro pote com água uma colher de açúcar, mexa bem;
c) peça para observarem e anotarem todas as modificações;
d) repita os procedimentos a, c utilizando o sal, o grafite, a areia, o álcool e o óleo.
2º Diferenciação entre substâncias puras e misturas de substâncias.
A partir dos resultados do experimento, pergunte aos alunos:
- Qual das misturas pode-se dizer que são substâncias puras e misturas de substâncias.
Tempo previsto: 3 aulas
Conteúdo e temas: diferenciação entre substâncias puras e de misturas de substâncias.
Competências e habilidades:
- Propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas e substâncias puras e misturas.
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais.
- Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Estratégias de ensino: atividade investigativa para observação de separação de substâncias puras e misturas, e diferenciar substâncias simples e compostas.
Recursos: roteiro de atividade em grupo, materiais diversos de fácil aquisição.
Avaliação:
Situação de aprendizagem I
Etapa I
Sondagem: iniciar a situação de aprendizagem perguntando para o aluno:
- Vocês sabem o que é uma substância?
- O que vocês já ouviram falar sobre substância? Dê exemplos?
Problematização:
- Dê que modo posso saber quando um determinado material é uma substância pura ou uma mistura de substâncias?
A partir das respostas sugira a realização da atividade a seguir que os ajudará a encontrar resposta a essas perguntas.
Proponha aos alunos que a partir dos materiais fornecidos classifique-os em substâncias puras ou misturas.
- água
- água + areia
- água + óleo
- água + álcool
- açúcar
- água + açúcar
- água + sal
- grafite
Peça aos alunos que com o auxílio do livro didático responda a seguinte questão:
- Quando podemos classificar uma substância pura ou uma mistura?
Etapa II
Retome a situação de aprendizagem I e peça que o aluno construa uma tabela, separando as misturas em que podemos observar apenas uma substância daquela onde observamos mais de uma substância.
Após a construção da tabela oriente o aluno que faça a leitura do texto.
Etapa III
Roteiro da situação de aprendizagem
1º organize os alunos em grupos de cinco para que realizem o roteiro seguinte:
- Experimento: substâncias puras e misturas de substâncias.
Material ( por grupo)
6 potes plásticos, colheres;
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
água o suficiente;
um pouco de grafite;
um pouco de areia;
uma colher de sopa de álcool;
uma colher de sopa de óleo.
Procedimento:
a) coloque água nos potes e peça para eles observarem;
b) coloque no primeiro pote com água uma colher de açúcar, mexa bem;
c) peça para observarem e anotarem todas as modificações;
d) repita os procedimentos a, c utilizando o sal, o grafite, a areia, o álcool e o óleo.
2º Diferenciação entre substâncias puras e misturas de substâncias.
A partir dos resultados do experimento, pergunte aos alunos:
- Qual das misturas pode-se dizer que são substâncias puras e misturas de substâncias.
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