Ao discorrer sobre determinado tema, há um objetivo e com intuito de alcançar resultados promissores. Nós professores somos colocados diante desta situação diariamente. Por isto uma situação de aprendizagem é resultante de um processo de aprendizagem, na qual poderá observar uma proposta, onde será realizada uma atividade com objetivos bem determinados.
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM
Tema: VIDA E
AMBIENTE
Subtema:
Terrário
Séries: 6º
ano
Tempo
previsto: 06 aulas
·
Conteúdo:
Formação do solo, tipos de solo, ciclo hidrológico, transpiração e
respiração da planta e processo da fotossíntese.
·
Competências
e Habilidades:
Ler e interpretar, reconhecer e associar o conteúdo com imagens,
construir, aplicar, descrever e interagir entre eles de forma prática.
·
Estratégia
de Ensino:
Grupos de 4 a 6 alunos, leitura e interpretação de textos.
*A maios
parte deste procedimento está relacionado ao ciclo hidrológico, enfatizando os
caminhos da água no ambiente e as transformações do estado físico da água.
·
Recursos:
Livros, caderno do aluno, embalagem plástica transparente (garrafas Pet),
pedrinhas, areia, terra, minhocas, tatuzinhos de jardim, mudas de plantas, água
e fita adesiva.
1ª Aula:
Leitura e Análise do Texto.
Um Lugar Vivo
Chove no
Jardim. As copas das árvores aparam as grossas d’água que escorrem suavemente
pelos troncos, cobertos de lindas orquídeas e samambaias, encharcando a terra.
No solo, por onde passeiam os caracóis, as minhocas e as formigas, a cobertura
de folhas mortas é transformada lentamente em adubo.
Sai o sol.
Seus raios, sendo filtrados por entre as folhas dos arbustos, iluminam a
vegetação miúda que cresce a sombra das gigantes. As cigarras, os passarinhos e
os grilos enchem o ar com suas canções. As borboletas mostram suas cores e
dançam por uma geração que esta por vir. Nas folhas, na terra, em cada tronco
caído, a vida esta presente.
Maria Augusta Q.R. Pereira e João Carlos Micheletti
Neto.
2º Aula:
Formação do Solo.
O solo se
formou a partir das fragmentações das rochas. Foi assim, pela ação
intemperismo, que lentamente o solo se formou. E é dessa mesma maneira que esta
continuamente mudando. Os seres vivos também contribuem para este processo de
transformação das rochas em solo.
·
Tipos
de solo:
1.
Solo
arenoso: Possuem um teor de areia igual ou superior a 70% em relação à argila
ou a outras partículas. Esses solos secam rápido, são permeáveis, apresentam
grandes espaços entre os grãos de areia onde as águas passam com facilidade e
chegam às camadas mais profundas.
2.
Solo
Argiloso: Predominam partículas de argila. Os solos são considerados argilosos
quando contem de 35% a 60% de argila. São menos permeáveis que os solos
arenosos. A Argila é formada por grãos menores que o da areia, esse grãos estão
bem ligados entre si, por isso retém água e sais minerais em quantidade
necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas.
3.
Solos
Humosos ou humíferos: Também chamados de solos orgânicos. Em que a
predominância de material orgânico ou humos e solos minerais.
Os humos ajudam a reter água no solo,
torna-o poroso e com boa circulação de ar, através do processo de decomposição
dos organismos, produz os sais minerais necessários as plantas.
3º Aula:
Ciclo Hidrológico (Ciclo da água).
A água
circula na natureza e muda de estado físico. Ela passa pelos rios, mares, solo,
atmosfera e pelo corpo dos seres vivos.
Transpiração e respiração das plantas:
As plantas
também realizam o processo de respiração.
Na
fotossíntese a planta absorve gás carbônico (CO2) e libera oxigênio
(O2) para o ambiente. Nas plantas a respiração ocorre da seguinte
forma:
A planta absorve
oxigênio e libera gás carbônico, assim como ocorre com os animais.
A respiração
ocorre em todas as partes do vegetal, mais principalmente nas folhas, pois é nessas
partes que há uma maior quantidade de estômatos, estrutura responsável pela
troca gasosa.
A respiração
dos vegetais assim como dos animais, ocorrem tanto de dia com de noite. É um
processo que acontece em todas as células vivas da planta.
Transpiração nos vegetais.
Quando a planta absorve água em excesso, ocorre o que chamamos
de transpiração. Nesse processo, o excesso de água é liberado para o ambiente
na forma de gotinhas de água que se transformam em vapor. Nas horas mais
quentes do dia, o vegetal fecha seus estômatos para evitar que percam muita
água para o ambiente e acabem desidratando.
4º Aula: Fotossíntese
A
fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio
alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico
do ar e energia do Sol.
Importância da fotossíntese
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta,
pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande
importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
Interações dos seres Vivos com o Ambiente
Os animais também respiram e transpiram. Eles também absorvem
a energia absorvida do ambiente, pelo processo da fotossíntese, os animais
absorvem oxigênio liberado pelos vegetais e liberam gás carbônico para o
ambiente.
5º e 6º Aula:
· Avaliação
contínua.
·
Observação
do material e elaboração de relatórios.
·
Construção
do terrário.
·
Sondagem:
Elaborar perguntas com ênfase no texto: ”Um lugar vivo”.
Questões:
1.
Quais
foram os seres vivos mencionados no texto?
2.
Quais
os seres vivos são plantas?
3.
Que
animais aparecem no texto e moram no jardim?
4.
Onde
houve a formação de gotas de água?
5.
Para
onde foram as gotas de água no momento em que desapareceram?
6.
Explique
transpiração e respiração dos vegetais.
Terrário.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA integração que o texto da 1ª aula faz com os elementos vivos e não vivos do ambiente, mostra ao aluno, de forma clara e objetiva, a importância de cada um para a existência e manutenção da vida.
ResponderExcluirA integração que o texto da 1ª aula faz com os elementos vivos e não vivos do ambiente, mostra ao aluno, de forma clara e objetiva, a importância de cada um para a existência e manutenção da vida.
ResponderExcluir