sábado, 19 de outubro de 2013

RECUPERAR É NECESSÁRIO

Os alunos não assimilam de maneira uniforme a apresentação de um conteúdo. Por isso, é necessário aplicar meios de recuperação sempre. Uma estratégia para que essa recuperação ocorra é trabalhar em duplas. Como atividade, as duplas podem completar uma cruzadinha elaborada com questões(charadas) que retomem o conteúdo não assimilado. Assim, os integrantes das duplas poderão interagir para chegarem a uma resposta e o professor será o mediador da atividade, esclarecendo as dúvidas.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM / SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tempo: 4 aulas
Público Alvo: 9º Ano / 8ª Série
Tema: Órgãos dos Sentidos
Subtema: Olfato e Paladar

Competência:
  Grupo I, II e III – observar, realizar e compreender.
Habilidade:
Grupo II – H 06.
Identificar e explicar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros são percebidos e os gostos são sentidos, com bases em textos e procedimentos experimentais.
Identificar e explicar as contribuições das diferentes estruturas da língua na percepção dos diferentes sabores.
→ Identificar, reconhecer e analisar o impacto do envelhecimento sobre os funcionamentos dos órgãos dos sentidos.
→ Reconhecer as dificuldades dos deficientes visuais que usam o olfato e paladar para reconhecer os alimentos.

Estratégia ( Sondagem):
O conteúdo será trabalhado com os alunos através da apresentação do trecho Tem gosto de pêra. do filme Cidade dos Anjos. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=cqHGqcK4Xw8 > Acesso em 30 ago. 2013. Após essa etapa, o professor irá instigar o aluno à uma discussão sobre o assunto abordado onde cada um irá expor seu conhecimento prévio, questionando o que observaram no vídeo em relação ao paladar.

Problematização (desafio):
O professor irá questioná-los da seguinte forma:
Como é percebido os sabores dos alimentos na boca? E qual estrutura é responsável por isso?
Quais sabores são possíveis sentir na boca?
Por que acontece a produção de saliva ao se pensar em um alimento no qual apreciamos?
Quando estamos resfriados, conseguimos sentir  os sabores dos alimentos?
O que você percebe sobre o paladar dos idosos?
Com os olhos fechados, você consegue identificar os sabores?

Contextualização:
Os registros serão feitos na lousa a partir dos questionamentos realizados com os alunos. Em seguida será feito uma atividade experimental, em grupo de cinco alunos, com a figura da língua onde o aluno deverá apontar as regiões responsáveis por cada sabor, degustando alimentos doce (banana), salgado (biscoito), azedo (limão) e amargo (café). O resultado dessa atividade será socializado entre os demais grupos para que haja uma comparação dos resultados obtidos.

Busca de dados de forma diversificada:
 Utilizando o data show, será feita a leitura de um texto ”Olfato e Paladar”. Disponível em            < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php >. Acesso em 30 ago. 2013., iniciada pelo professor e, posteriormente, solicitada a participação dos alunos, e da imagem estrutural da língua. Disponível em < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php >. Acesso em 30 ago. 2013., informando as diferentes regiões com as papilas gustativas. E para entenderem as mudanças do olfato e paladar com o avanço da idade foi utilizado um trecho do texto “Terceira idade: mudanças dessa fase afetam paladar, equilíbrio e até o olfato” Disponível em < http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16600-terceira-idade-mudancas-dessa-fase-afetam-paladar-equilibrio-e-ate-olfato > Acesso em 30 ago 2013. O professor irá explicar as funções de cada região dando a possibilidade do aluno entender e associar os resultados das atividades desenvolvidas com a parte teórica.



“OLFATO E PALADAR”
Olfato
Podemos adivinhar o que está no forno apenas pelo cheiro que sentimos no ar da cozinha. Esse é o sentido do olfato. Partículas saídas dos alimentos, de líquidos, de flores, etc. chegam ao nosso nariz e se dissolvem no tecido que reveste a região interna do teto da cavidade nasal, a mucosa olfatória. Ali a informação é transformada, para ser conduzida, através do nervo olfatório, até o cérebro, onde será decodificada.
A capacidade do nosso olfato é significativa. Podemos distinguir milhares de odores diferentes e identificar substâncias que têm cheiro forte, mesmo quando muito diluídas. Em relação ao sentido do olfato de outros animais, o nosso não pode ser considerado um dos mais desenvolvidos. O cachorro, por exemplo, tem o olfato muito mais apurado.

Paladar
Mesmo com os olhos vendados e o nariz tapado, somos capazes de identificar um alimento que é colocado dentro de nossa boca. Esse sentido é o paladar. Partículas se desprendem do alimento e se dissolvem na nossa boca, onde a informação é transformada para ser conduzida até o cérebro, que vai decodificá-la. Os seres humanos distinguem as sensações de doce, salgado, azedo e amargo através das papilas gustativas, situadas nas diferentes regiões da língua. 


Para sentirmos os diferentes sabores, os grupamentos atômicos dos alimentos são dissolvidos pela água existente em nossa boca e estimulam nossos receptores gustativos existentes nas papilas.


Atuação do olfato em conjunto com o paladar
Quando mastigamos uma goiaba, também sentimos o cheiro que ela exala. Isso ocorre porque as partículas da substância que compõe a fruta – a essência – são captadas pelo sentido olfativo. O fato que podemos detectar pelo olfato a essência da fruta nos possibilita identificar o sabor da goiaba. É pelo olfato que identificamos os sabores específicos, por exemplo, da pêra e da goiaba, mesmo ambas sendo doces. Quando ficamos gripados, podemos constatar a atuação conjunta do olfato e do paladar. Um dos sintomas da gripe ou do resfriado é a produção de muito muco pelo nariz. Isso dificulta a circulação de ar (que carrega as partículas das substâncias) pela cavidade nasal. O ar não chega as células olfativas, prejudicando a percepção dos cheiros. Nessas ocasiões temos a percepção de que os alimentos, até os mais saborosos, perderam o gosto.







Dificuldades no paladar
A partir dos 60 anos, é comum ocorrer no idoso uma diminuição na capacidade de perceber gostos doces e salgados dos alimentos, enquanto os sabores ácidos e amargos se mantêm inalterados. "Isso acontece devido à atrofia das papilas gustativas que são responsáveis pelo paladar", diz o geriatra Roberto Dischinger, responsável pelo residencial para a terceira idade Lar Sant'ana. Outro fator que também pode alterar o paladar é o uso de certos medicamentos. O especialista afirma que é esse é o motivo porque os idosos tendem a acrescentar mais sal ou açúcar aos alimentos. "Uma alternativa é acrescentar temperos naturais aos pratos, tais como alho, cebola, cheiro verde, orégano e manjericão, que realçam o sabor dos alimentos e eliminam essa dificuldade", afirma a nutricionista Flavia Medeiros Leite, coordenadora do Programa Crescer e parte da equipe multidisciplinar do Lar Sant'ana. "É importante também que o momento da refeição seja atrativo, com pratos variados e balanceados, pois com a diminuição do paladar o idoso tende a diminuir a ingestão de alimentos, podendo ficar com um quadro de desnutrição."







Sistematização:
Nesta etapa, será discutido coletivamente, com a mediação do professor, as hipóteses elaboradas para unificar as explicações de cada região da língua, dando a oportunidade para os alunos corrigirem a atividade, levando-os assim, a verdadeira aprendizagem significativa.


Avaliação:
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo de forma contínua, levando em consideração os registros das aulas apresentados, do desempenho dos grupos observando a participação individual e coletiva, e a capacidade de organização dos mesmos ao apresentarem conclusões.
As respostas, tanto orais quanto escritas dos alunos para as questões de interpretação, assim como outros comentários dos estudantes durante a discussão podendo ser utilizados para avaliar as competências leitora e escritora.

Referências Bibliográficas:

São Paulo. Secretaria da Educação. Currículo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2011.
Olfato e Paladar. Disponível em            < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php >. Acesso em 30 ago. 2013.
Tem gosto de pêra. do filme Cidade dos Anjos. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=cqHGqcK4Xw8 > Acesso em 30 ago. 2013.
Terceira idade: mudanças dessa fase afetam paladar, equilíbrio e até o olfato Disponível em <http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16600-terceira-idade-mudancas-dessa-fase-afetam-paladar-equilibrio-e-ate-olfato > Acesso em 30 ago 2013.